Como estudar em 4 etapas

 

AUTO HIPNOSE PARA ESTUDAR

 

auto hipnose para estudar 

 

O objetivo deste texto não é ensinar a auto-hipnose. Aqui apenas indicaremos as ferramentas que temos à disposição para obter o estado de consciência ou estado psicológico ideal para conseguir aprender com eficiência e rapidez.

Sempre indicaremos lugares ou materiais em que o interessado poderá estudar realmente o assunto mencionado a fim de bem adquirir a habilidade necessária para usar a ferramenta indicada.

Mas vamos ao assunto: O que é Hipnose?

O termo Hipnose vem do: grego hipnos = sono e do latim osis = ação/processo, sendo que “Hipnos” também significa Deus grego do Sono. À epoca de sua descoberta - feita por James Braid no século 19 -, ficou conhecido como um método para induzir ao sono, mas com o tempo foi percebido que não se tratava se um novo modo de se fazer dormir, mas sim de um estado alterado de consciência, que pode servir em muitas situações.

Existem dois tipos de hipnose: a alter hipnose, quando você realiza esse procedimento em alguém; e a auto hipnose, quando você o realiza em si mesmo. Nos dois processos é necessário o consentimento da pessoa que está sendo hipnotizada, sendo ela responsável por seu estado de consciência.

Para você entender melhor, a hipnose é o momento em que você está tão concentrado naquilo que acontece que não consegue ouvir ou notar qualquer outra coisa que esteja acontecendo ou pessoa que esteja falando. A consciência, neste caso, sofre uma alteração, atingindo o que chamamos de "transe hipnótico". De fato, isso é interessantíssimo, e realmente é a uma ótima ferramenta para combater a falta de foco na hora de estudar.

Existem vários livros que ensinam a auto-hipnose e que podem ser usados para aprender esta técnica, assim como existem inúmeros cursos dados por hipnólogos com o objetivo de ensinar a técnica aos interessados.

No final deste artigo vamos indicar estas valiosas fontes de informações.

Mas para não encerrarmos o artigo sem dizer como, em regra, podemos usar na prática a auto-hipnose para estudar, vamos dar a ideia de como funciona.

Na hipnose comum, os pensamentos do paciente são conduzidos pelo hipnotizador. Na auto-hipnose, não há um guia para conduzir o paciente. Se você quiser tentar se auto-hipnotizar, terá que preparar previamente um roteiro de pensamentos e sugestões para conduzir sua sessão de auto-hipnose.

A forma mais cômoda de fazer isto é gravar o roteiro num arquivo de som e tocá-lo enquanto relaxa e deixa seus pensamentos serem guiados pelas frases que vão sendo tocadas.

Usando o gravador de sons do Windows, você pode criar o seu roteiro por partes, gravando frases, testando a qualidade e salvando-as em arquivos individuais.

Ouvindo o roteiro, você poderá relaxar e se deixar guiar pelo conjunto de pensamentos previamente gravados sem ter de se preocupar em recordá-los. Estes roteiros podem ser deixados tocando continuamente enquanto você estiver dormindo. Mesmo dormindo, você poderá se beneficiar deste tipo de autosugestão.

A qualquer momento, você poderá editar os roteiros adicionando e removendo arquivos de som ou modificando a ordem, o número de repetições e as pausas. Isto lhe permitirá modificar rapidamente aquela parte do roteiro que precisar ser aperfeiçoada sem ter que recriá-lo do início.

Procure criar mensagens curtas, pois arquivos muito grandes consomem mais memória e podem degradar a performance do seu computador.

 

Fontes de Estudos da Auto-hipnose

  1. Site Hipnólogo. Endereço em agosto de 2017 - https://www.hipnologo.com/blog/como-fazer-auto-hipnose-para-manter-a-concentracao-nos-estudos.html
  2. Puentes, Fabio. Auto Hipnose – Manual do Usuário;
  3. Morris, Freda. Ajuda-te pela Auto Hipnose;
  4. Cocco, Miguel. Mude sua vida com a Auto Hipnose;
  5. Powers, Melvim. Guia Prático para a Auto Hipnose.